24/01/2020
28ºC Maceio, Tempo nublado
(82) 99620-8008

Tudo que há / Aninha Monteiro

Quem é Aninha Monteiro? É Colunista Social e Business Personal e está Presidente ABRACONE (Associação Brasileira Norte e Nordeste de Colunistas e Jornalistas Sociais). Instagram:@aninhamonteirooficial
30/11/2019 11:52:37
Galo da Madrugada lança selo de Gigante Guardião da Cultura

 Maior bloco do mundo vai homenagear emboladores, poetas da Literatura de Cordel, artistas da xilogravura e exaltar o protagonismo feminino na cultura indígena. O gigante também vai pactuar um compromisso verde em defesa do planeta

 

Recife, 22 de novembro de 2019 - Em 2020, o Galo da Madrugada invade as ruas do Centro do Recife, no sábado de Zé Pereira, 22 de fevereiro, com muita arte, cultura popular e um manifesto a favor do planeta. Artistas e representantes das mais diversas manifestações culturais de Pernambuco se uniram para criar um grande manifesto com a missão de despertar uma maior consciência do folião para a urgência das questões do nosso planeta. O selo “Eu Me Manifesto pelo Planeta”, juntamente com o "Gigante Guardião da Cultura" estrearão no 43º desfile do bloco.

O Sertão de Pernambuco - em toda a sua amplitude e representatividade artística - será o fio condutor do desfile da agremiação. Na arte, a xilogravura será representada pelo trabalho do mestre artesão J. Borges, de 84 anos, que assina a camisa oficial do bloco. Além do entalhe na madeira - característico do trabalho do xilogravurista que usa a matriz esculpida para reproduzir suas gravuras - também serão representadas a poesia popular da Literatura de Cordel, a embolada dos cantores e a ancestralidade dos indígenas, representando os povos originários da nossa cultura. Como explica Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.

"Estamos cada vez mais empenhados em promover uma reflexão sobre a importância da cultura para a sociedade. A cada ano, levamos um carnaval alegre e colorido às ruas, repleto de manifestações que retratam nossas raízes, tradições e costumes. Tudo isso em um desfile que diverte e ao mesmo tempo envolve o público em temas relevantes", explica.

O Galo vai condecorar com o selo “Gigante Guardião da Cultura” o Mestre Galo Preto, embolador e Patrimônio Vivo de Pernambuco; as indígenas Carmem Fulni-ô, Jaqueline Xukuru e Cléo Pankararu, representando o protagonismo feminino na cultura; Mestre Dila de Caruaru, poeta e xilogravurista; e a dupla Caju e Castanha, emboladores reconhecidos internacionalmente. No sábado do desfile, os Guardiões da Cultura virão em destaque nos carros alegóricos. A criação dos selos tem a curadoria da jornalista Luciana Nunes, à frente do SinsPire - laboratório de experiências criativas do Bairro do Recife.

“O Galo da Madrugada é um ícone da cultura, que ultrapassa fronteiras territoriais e mais do que nunca carrega a missão de acolher, fomentar e apresentar a diversidade cultural de Pernambuco para o mundo. A valorização cultural já era prioridade no maior bloco do mundo, mas foi formalizada com a criação do selo de cultura, que reforça o compromisso com a nossa identidade e as nossas raízes”, explica Luciana Nunes, curadora do selo Gigante Guardião da Cultura.

 

AÇÃO COLABORATIVA PELA SUSTENTABILIDADE - No próximo desfile, o Galo da Madrugada também abraçará sua responsabilidade socioambiental e terá seu selo sustentável “EU ME MANIFESTO PELO PLANETA”. O gigante será o grande apoiador cultural do movimento de conscientização ambiental do carnaval do Recife 2020.

O bloco já pratica a não utilização de descartáveis plásticos em sua sede, usa canudos de papel, faz a destinação correta de resíduos às cooperativas e realiza a coleta e descarte dos dejetos oriundos dos trios elétricos. Além disso, incentivará a implantação de ecopontos no trajeto do desfile.

O novo Plano Colaborativo de Sustentabilidade, apoiado pelo Galo e diversos parceiros, tem 9 eixos de ação e foi desenvolvido pela Plataforma Circularis - rede de inovação para Economia Circular dirigida pelo ambientalista, Sérgio Xavier e pelo SinsPire.

A execução das ações de sustentabilidade do manifesto unirá órgãos públicos, empresas e ONGs. A proposta parte da ideia de despertar em cada indivíduo a consciência de assumir sua responsabilidade com o meio ambiente.

 

CAMISA OFICIAL - A camisa oficial do próximo desfile do Galo da Madrugada é assinada pela figura maior da Xilogravura pernambucana, com trabalho reconhecido internacionalmente. O mestre artesão J. Borges, natural de Bezerros (Agreste de Pernambuco), uniu em uma mesma ilustração elementos da natureza, como pássaros, mandacarus e o próprio céu estrelado do Sertão, e os foliões que desfilam no carnaval. O destaque da camisa é o altivo e colorido Galo da Madrugada reinando absoluto na folia. A arte é fruto do entalhe na madeira que caracteriza o trabalho de J. Borges e vem reforçar a identidade visual do desfile.

 

CARROS ALEGÓRICOS - Durante o desfile, seis carros alegóricos percorrerão todo o trajeto do Galo da Madrugada, revelando a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há mais de 20 anos por essa missão. Os carros serão: "Xilogravuras e Cordéis" (clarins e trombetas anunciam o início do desfile); “Abre Alas” (destaca um galo de cinco metros e seus foliões); “Feira de Cordel” (representa o deslocamento dos cordelistas na divulgação da sua arte); “A Passarada” (retrata a flora e a fauna do Sertão que inspiram os cordelistas e xilogravuristas); “Sertanejo” (representa a migração do povo do Sertão); “O Monstro do Sertão” (narra a difícil luta do povo que vive sob um sol causticante).

 

ÁLBUM DIGITAL - O álbum digital do Galo da Madrugada 2020 tem oito faixas musicais produzidas e interpretadas por grandes nomes da música pernambucana: J Michiles, Nena Queiroga, Almir Rouche, André Rio, Bia Villa-Chan, Gustavo Travassos, Quinteto Violado e Som da Terra. O álbum está disponível nas plataformas digitais ( Spotfy, iTunes, Deezer e Google Play ).

 


Fotos: Galo da Madrugada / Divulgação

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Aninha Monteiro
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens