24/06/2018
25ºC Maceio, Ensolarado com muitas nuvens
(82) 99620-8008

Tia dentista / Karla Dayanna

Quem é Karla Dayanna? Karla Dayanna Tavares Cavalcante é formada em Odontologia pelo Centro Universitário CESMAC, em Maceió e especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia de Alagoas.
04/03/2017 18:01:43
ANTIBIÓTICO CAUSA CÁRIE?

Como essa pergunta é bastante frequente no consultório, vamos esclarecer!!!

 

 

Muitas vezes vejo os pais dos pacientes justificando as diversas lesões de cárie nos dentes da criança como sendo por causa do uso do antibiótico: "Ele tomou muito antibiótico quando pequeno doutora, por isso que os dentes dele estão cariados" ou ainda "os dentes dele estão amarelos porque ele toma muito antibiótico".

 

 

 Bom, vamos começar com a verdade nua e crua: ANTIBIÓTICO NÃO CAUSA CÁRIE. Gostaria de deixar bem claro que isso é um verdadeiro MITO.

 

Os medicamento antibacterianos em si, não estão entre os causadores da cárie. É sabido que a doença cárie é uma doença multifatorial e que, portanto, requer uma série de fatores para ser desencadeada.

 

Então, ela está relacionada com a frequência e a qualidade da higienização bucal, dieta (consumo excessivo de carboidratos mais cariogênicos) e a microbiota bucal.  

 

O que acontece com os antibióticos é que para mascarar o gostinho ruim que eles tem a indústria adiciona açúcar para tornar o sabor mais facilmente aceito pelas crianças, somando isso durante o período que a criança esta doente, ela fica debilita, sonolenta, e os pais seja por estresse, mimo ou excesso de proteção acabam negligenciando algumas ordens diárias e entre elas podem estar o descaso com a saúde bucal. Isso sim é uma combinação perigosa!.

 

Então, sabendo disso, podemos dizer que os antibióticos NÃO CAUSAM CÁRIE, mas o acúmulo de açúcares e a má higiene bucal sim.

 

E, para evitar que o açúcar presente no antibiótico na forma de apresentação de xarope ou suspensão oral fique estagnado na boca da criança, basta escovar os dentes dela após tomar a medicação. E claro, manter escovações regulares após as refeições e visitas regulares ao dentista.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Karla Dayanna