20/08/2022
29ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Blog / Carlos Augusto

Quem é Carlos Augusto? Jornalista desde o ano de 1989, o então radialista Carlos Augusto "Carretinha", também profissional de Publicidade, vem atuando no ramo da Comunicação.
01/05/2022 12:23:49
Brasil: um país de desempregados
/ Foto: Reprodução

1º de maio – data dedicada ao trabalhador, e chegamos a este dia em 2022 sem ter quase nada a comemorar diante do quadro triste e preocupante, para não dizer trágico e lastimável. Quase 12 milhões de brasileiros vivem hoje sem a devida segurança de um emprego digno, o que acarreta, consequentemente, péssimas condições de saúde, educação, habitação e outros. Desde que me conheço por gente que ouço falar que somos um país “em vias de desenvolvimento”, este não chega nunca? Só caminha para trás? Sigam dados de recentes pesquisas do IBGE:

 

Desemprego · Desempregados (desocupados): cerca de 12 milhões. 1º trimestre 2022 · Taxa de desemprego (desocupação). 11,1%. 1º trimestre 2022; Desalentados: 4,8 milhões de brasileiros.

 

O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

 

Veja alguns exemplos de pessoas que, embora não possuam um emprego, não podem ser consideradas desempregadas:

 

um universitário que dedica seu tempo somente aos estudos

uma dona de casa que não trabalha fora

uma empreendedora que possui seu próprio negócio

 

De acordo com a metodologia usada pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, o estudante e a dona de casa são pessoas que estão fora da força de trabalho; já a empreendedora é considerada ocupada.

 

São 12 milhões de desempregados, e observem que, para piorar, ainda estão fora deste dado, estudantes e donas de casa.

 

Comemorar o quê?

 

Fonte de Pesquisa: IBGE

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Carlos Augusto