26/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/10/2018 09:27
Segurança
Após transferência de agentes penitenciários, sindicato emite nota de repúdio
Presidente cobrou assistência psicológica e denunciou péssimas condições enfrentadas pelos profissionais
/ FOTO: CAIO LOUREIRO/TJ-AL

Um dia após a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) transferir para outro setor dois agentes penitenciários que teriam discutido com uso de armas no Presídio do Agreste, o sindicato que representa a categoria emitiu uma nota de repúdio denunciando a difícil situação enfrentada pelos profissionais no dia a dia.

 

Conforme assinalou o presidente do sindicato, Kleyton Anderson, alguns agentes estão trabalhando em níveis de estresse extremo, tanto em relação ao tipo de trabalho desempenhado quanto ao baixo efetivo e às más condições dos presídios.

 

"A Secretaria tem o dever de acompanhar psicologicamente os servidores que apresentam algum sinal de transtorno, e, por algumas vezes, este sindicato já cobrou tais medidas, e nenhuma providência maior foi tomada, como, por exemplo, a medida preventiva de afastar o agente do presídio e deixá-lo sendo acompanhado por psicólogos", critica o presidente.

 

Kleyton também repudiou a exposição dos nomes dos agentes envolvidos - ao se referir à publicação da portaria no Diário -, "sem que antes tenha se averiguado e confirmado tais fatos, mostrando que a atual gestão da Seris não respeita o agente penitenciário, que tanto faz para manter os presídios em ordem".

 

Na ocasião, o sindicalista lembra que, nos últimos quatro anos, houve dois suicídios e uma tentativa, fato que preocupa a entidade sindical.

 

Além disso, o presidente comentou que a alimentação fornecida aos profissionais é de "péssima qualidade" e é preparada pelos presos. "Por várias vezes, já encontramos barata, sabão, vidro e chorume".

 

DISCUSSÃO

 

No último dia 4, dois agentes penitenciários se estranharam nas dependências da unidade prisional, cujo motivo não foi divulgado. A portaria levou em conta que a briga colocou em perigo a integridade física de colegas de plantão, dos reeducandos e de familiares que os visitam.

 

Os fatos foram registrados pelo sistema de videomonitoramento, bem como relato de testemunhas e declarações colhidas pela Corregedoria do sistema prisional.

 

Por tais razões, a secretaria decidiu remover cautelarmente os servidores da escala operacional das unidades prisionais e lotá-los, de forma provisória, na Chefia Especial de Valorização de Pessoas e na Corregedoria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.

 


Fonte: Rádiogazetaweb

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Segurança