26/04/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

24/11/2017 20:16
Serviços
BPC: Semas amplia atendimento para recadastramento aos sábados

 Para atender os mais de 5 mil idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que precisam passar pela revisão cadastral para inserção no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está ampliando o atendimento nas unidades referenciadas para os sábados.

A partir deste sábado, dia 25, a sede do CadÚnico, a Unidade Descentralizada do CadÚnico no Benedito Bentes e mais nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que têm atendimento do CadÚnico estarão abertos para atendimento dos idosos do BPC que precisam passar pela revisão cadastral. O atendimento acontecerá de 8h às 12h.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a proposta é facilitar o acesso dos idosos ou seus familiares ao recadastramento – que atende determinação do Decreto nº 8.805/2016, que tornou obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC.

“Como tivemos baixa procura pela revisão e o prazo se encerra dia 31 de dezembro, estamos ampliando o atendimento para os sábados para que nenhum idoso perca o benefício. Estaremos funcionando de 8h às 12h para atendimento exclusivo de quem precisa fazer o recadastramento”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, além dos 11 pontos de atendimento, neste sábado (25) haverá uma Ação Itinerante da Semas para atender as comunidades do bairros do Tabuleiro, Clima Bom, Antares e regiões circunvizinhas no Cras Clima Bom (Conjunto Residencial Osman Loureiro, nº 242 Lote 10, Qd. C1 – Clima Bom). A ação acontece também de 8h às 12h.

Para o atendimento nos Cras aos sábados, o idoso precisa comparecer na unidade até um dia antes da ação para fazer o agendamento. Na sede do CadÚnico, a demanda será espontânea, obedecendo ordem de chegada – não havendo necessidade de agendamento.

Em Maceió, 31.611 pessoas recebem o BPC – entre idosos e pessoas com deficiência. Como a revisão cadastral deste ano é voltada para idosos que são beneficiários do programa assistencial e não estão inseridos no CadÚnico, a Semas está convocando 5.723 idosos para regularizarem a situação junto ao programa.

Para facilitar a convocação destes idosos, a Semas disponibiliza a listagem com o nome e o bairro onde moram os beneficiários (declarado quando requisitaram o benefício) que precisam se inscrever no CadÚnico até o dia 31 de dezembro. Confira a lista.

O beneficiário que vai fazer a revisão cadastral precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família, certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

Confira os endereços das unidades de atendimento do CadÚnico em Maceió neste sábado (25):

Sede do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;

Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar)

Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;

Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Vilage Campestre II;

Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;

Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.

Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;

Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);

Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;

Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja).

Cras Fernão Velho – Praça São Jorge, 20, Fernão Velho.

Fonte: Secom Maceió

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços