24/11/2024
26ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE / Victor Oliveira

Quem é Victor Oliveira? Victor Fellipe Silva de Oliveira, nascido em Palmeira dos Índios/AL, filho de Jorge Tenório de Oliveira e Tânia Maria Silva de Oliveira, é professor, teólogo e enfermeiro. Escreve artigos de opinião especialmente sobre Saúde e Espiritualidade para o F5 AL
26/07/2023 20:38:14
O 15.º Intereclesial das CEB's e a "Igreja em Saída"
15.º Intereclesial das CEB's, Rondonópolis/MT. / Arquivo pessoal.

O dia 22 de julho de 2023 marcou o encerramento do 15.º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base/CEB’s, em Rondonópolis/MT, com o tema “CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra (Is 65, 17ss)”. Esse grande encontro reuniu cerca de 1.500 pessoas de todo o Brasil, entre elas, Edivânia (Diocese de Palmeira dos Índios), Geraldo Júnior, Heli Domingos e Israel (Diocese de Penedo), Walmir, Telma e Marilene (Arquidiocese de Maceió).


Também participou do encontro o bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, referencial para o laicato da Regional Nordeste 2 e um importante entusiasta das CEB's. Durante o evento, Dom Manoel esteve unido ao povo, a outros bispos e clérigos para reforçar a horizontalidade das relações eclesiais da "Igreja em saída", a grande comunidade de comunidades.


De acordo com a assessoria de comunicação do evento, muitas definições, além de compromissos sociais e religiosos, foram estabelecidas, tais como: o fortalecimento da leitura popular da Bíblia e da dimensão sociopolítica da espiritualidade; a valorização da alimentação saudável, da agricultura familiar e da agroecologia; o relacionamento efetivo com a juventude; a ampliação das lutas populares contra a LGBTfobia, o racismo e o machismo.


O Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os participantes do encontro destacando sua vontade em estar próximo, pedindo que todos continuem trabalhando e que não se esqueçam da importância da “Igreja em Saída”, comparando a Igreja com a água: “Se a água não corre no rio, fica estagnada, adoece [mas se a água está em movimento isso significa que ela será fonte de vida por onde passar]".


"Por outro lado", continua Francisco, "a Igreja quando sai, quando caminha, se sente mais forte”. E se despediu na mensagem abençoando e impulsionando para que todos sigam em frente de modo a fazer com que a Igreja esteja sempre em saída, não escondida.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Victor Oliveira