04/04/2025
25ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE / Victor Oliveira

Quem é Victor Oliveira? Victor Fellipe Silva de Oliveira, nascido em Palmeira dos Índios/AL, filho de Jorge Tenório de Oliveira e Tânia Maria Silva de Oliveira, é professor, teólogo e enfermeiro. Escreve artigos de opinião especialmente sobre Saúde e Espiritualidade para o F5 AL
27/09/2023 23:07:53
O conflito entre a fé dos imperadores e a fé de Jesus - Parte I
Um salto de fé / Google Imagens

A igreja cristã tem as suas próprias contradições... Ao assumir a herança dos imperadores, situou "lá em cima" o que Jesus Cristo situou "lá na frente": a concretização do Reino de Deus. Para reforçar a relação e a intimidade que tinha com Deus, Jesus não olhava para cima, para outra dimensão. Diferente disso, ele olhava para frente porque se ocupava com a dimensão da realidade. A fé dos imperadores vê Deus acima de todos, distante e até inalcançável, enquanto a fé de Jesus enxerga Deus conosco, próximo e junto de nós. Eis um conflito de fés incompatíveis que aflige o movimento cristão (constituído por aqueles e aquelas que reforçam a fé dos romanos diante daqueles e daquelas que assumem a fé do nazareno).


É por meio da história que se chega à transcendência (afirmação que vem se repetindo sucessivas vezes em nossos textos para dar ênfase ao que se pode fazer de melhor desde já). É na história dos homens e das mulheres que a revelação de Deus se concretiza. Questionado pelos fariseus sobre o Reino de Deus, Jesus responde: "[...] eis que o Reino de Deus está no meio de vós" (cf. Lc 17, 21). O mesmo Jesus, segundo o evangelista Marcos (capítulo 1, versículo 15), proclama na Galileia: "Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo". Contudo, não basta saber que o Reino de Deus está próximo, como o próprio Jesus afirma em seguida, é preciso se arrepender e crer no Evangelho (cf. Mc 1, 15). Dito de outro modo, é necessário acreditar na boa notícia de que Deus está conosco e reagir para superar o mal que se desenvolve por meio das atitudes e decisões que nos afastam da promoção do Reino e da comunhão com Deus.


No dia em que a igreja cristã superar em definitivo a fé dos imperadores; no dia em que aqueles e aquelas que reproduzem a fé imperial se converterem a fé de Jesus, o mundo será transformado e o Reino de Deus se realizará na concretude da existência, nas dobras do cotidiano para garantir na história a plenitude da vida através da comunhão que se verificará no amor, na fraternidade, na justiça e na paz entre todos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Victor Oliveira