22/11/2024
28ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE / Victor Oliveira

Quem é Victor Oliveira? Victor Fellipe Silva de Oliveira, nascido em Palmeira dos Índios/AL, filho de Jorge Tenório de Oliveira e Tânia Maria Silva de Oliveira, é professor, teólogo e enfermeiro. Escreve artigos de opinião especialmente sobre Saúde e Espiritualidade para o F5 AL
12/05/2023 09:03:17
Uma reflexão para o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio)
/ Escola de Enfermagem da Paz

Todos nós recebemos os cuidados de um profissional, trabalhador da Enfermagem que nos acolhe na chegada, acompanha na jornada, prepara e embala para a partida. Conosco está a Enfermagem: desde o início, quando nos apresentamos à vida, até a hora derradeira, quando da vida nos despedimos. Isso nos faz pensar que o cuidado é essencial ao ser humano. E é o cuidado que define a Enfermagem.


Em suas teorias e práticas, a Enfermagem valoriza o ambiente do ser humano (Teoria Ambientalista/Florence Nightingale), suas diferentes culturas (Teoria Transcultural/Madeleine Leininger), está atenta às necessidades das pessoas (Teoria das Necessidades Humanas Básicas/Wanda Horta), tratando-as com humanidade (Teoria Humanista/Josephine Patterson e Loretta Zderad), enxergando-as integralmente (Teoria Holística/Myria Levine), considerando suas relações (Teoria da Relação Interpessoal/Joyce Travelbee), promovendo a adaptação terapêutica (Teoria da Adaptação/Callista Roy) e empoderando para o autocuidado (Teoria do Autocuidado/Dorothea Orem)...


Há também os trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem que, sob a perspectiva crítica de teorias sociais (a exemplo do materialismo histórico-dialético), estão dispostos e dispostas a alcançar os fundamentos das injustiças sociais que relegam o ser humano ao cativeiro social para deste o libertar no momento da irrupção de uma alternativa de sociedade efetivamente plena para todos e todas.


Vale dizer que a Enfermagem está para além da ignorância dos que pretendem reduzi-la, é mais forte que o assédio dos prepotentes, vale mais que as convenções salariais, não se limita aos privilégios nem define a sua importância por meio da comparação com qualquer categoria profissional.


Vamos todos e todas considerar, respeitar e valorizar a Enfermagem! Vamos todos e todas apoiar as causas dos trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem que lutam pelos seus direitos!

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Victor Oliveira