22/11/2024
30ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE / Victor Oliveira

Quem é Victor Oliveira? Victor Fellipe Silva de Oliveira, nascido em Palmeira dos Índios/AL, filho de Jorge Tenório de Oliveira e Tânia Maria Silva de Oliveira, é professor, teólogo e enfermeiro. Escreve artigos de opinião especialmente sobre Saúde e Espiritualidade para o F5 AL
06/04/2023 21:33:22
A espiritualidade da semana santa: entre ritos, significados e práxis

 Para os cristãos e as cristãs, a semana santa, que se inicia com o Domingo de Ramos, recorda a entrada de Jesus em Jerusalém que vai até o grandioso evento da ressurreição. Nos tempos atuais, a ritualidade própria dessa semana se desenvolve de diversas maneiras, entre as quais por meio das celebrações cultuais e religiosas.

 

Contudo, a espiritualidade cristã não se reduz ao culto ou à religião, ainda que por eles seja celebrada. Ela se amplia por meio dos significados devendo ser uma expressão práxica, isto é, uma ação que transforma, porque o caminho percorrido por Jesus é, sobretudo, um caminho de transformações.

 

Todas as etapas do percurso que Jesus fez no seu tempo, especialmente nos seus últimos dias, apresentam características que demonstram um homem que levou sua missão até a última consequência: a morte na cruz por ter sido condenado pelos dois principais poderes do seu tempo, o político (representado pelos romanos), e o religioso (representado pelos fariseus). Esses poderes e os seus representantes se incomodaram com a proposta assumida por Jesus de instaurar o Reino de Deus e também com a liberdade de privilegiar a vida humana contra o legalismo e o religiosismo.

 

As perseguições, as torturas, as humilhações, o sofrimento e a morte foram por Jesus assumidos de tal maneira que Deus o ressuscitou para que todos os que n’Ele crerem sejam redimidos de suas limitações e alcancem a eternidade também por meio da ressurreição.

 

Também para os cristãos e as cristãs existe um caminho pedregoso, de perseguições, torturas, humilhações, sofrimento e morte porque o Reino de Deus, revelado por Jesus e motivo da sua missão, assumido até a última consequência, continua a incomodar os poderosos do mundo.

 

No entanto, a espiritualidade cristã, que deve ser assumida com a coragem do Mestre e instaurada através de um caminho de transformações, irrompe na história para transformar o mundo e os que nele habitam e se consolidar na eternidade onde todos serão acolhidos nos braços de Deus.

 

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Victor Oliveira